Pontão de Cultura Roraima lança Campanha “Vozes de Roraima, Sou da Amazônia!” com foco na Diversidade Cultural e Cidadania

O Pontão de Cultura Roraima lança hoje (13), a campanha “Vozes de Roraima, Sou da Amazônia! – Pela Diversidade Cultural e Promoção da Cidadania”, protagonizada por seus Agentes Cultura Viva. A iniciativa celebra a riqueza cultural da Amazônia roraimense e dá voz a jovens talentos locais que vivem e promovem suas tradições.
O episódio de estreia, disponível hoje, às 19h, apresenta duas jovens que representam com orgulho a diversidade cultural de Roraima: Anna Kely, da etnia Macuxi, artesã bordadeira e aprendiz das tradições do seu povo, e Sandra Rodrigues da Silva, brincante das quadrilhas juninas, que também está em formação na área de gestão cultural.
Para Anna Kely, que atua como Agente Cultura Viva no Pontão Roraima, o processo de gravação foi um momento de profunda reflexão e conexão com suas origens.
“Gravar foi um momento de muita escuta, memória e também coragem. Abrir a voz para o mundo não é fácil, mas é necessário. Acredito que esse material é extremamente importante quando debatemos sobre os direitos humanos. Ele também nos ajuda a ocupar outros espaços com nossas narrativas, com nosso jeito de ver e viver o mundo, especialmente o direito ao trabalho digno, ao respeito sobre a valorização e resistências culturais dentro dos nossos territórios.”
A campanha, em formato de Podcast, atende às Metas 1 e 2 do projeto, que atende a Formação e Capacitação. Com ela, o Pontão de Cultura Roraima espera inspirar o reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres tradicionais, além de promover o protagonismo juvenil, a diversidade e os direitos culturais como caminhos para a cidadania plena.
Shanti Brooks, membro da gestão do Pontão de Cultura Roraima, destaca a importância do projeto para a construção de identidades culturais fortalecidas:
“Cumprir essas metas é mais do que atender a um edital, é fortalecer a identidade dos nossos Agentes de Cultura Viva e dos segmentos que eles representam. Cada fala, cada expressão artística que surge com a campanha reafirma o direito à cultura como um pilar da cidadania e da dignidade humana.”
Os episódios estarão disponíveis semanalmente, todas às terças-feiras, às 19h, no Canal do Youtube do Informe Popular.https://youtube.com/@informepopular?si=_LMc26cPaO2tcYAZ